Ticiano Curvelo Estrela de Lacerda

(UFRJ)

CV-Lattesticiano_cl@bol.com.br

Professor de Língua e Literatura Grega da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde agosto de 2018. Foi Professor Substituto de Língua e Literatura Grega do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (IL-UFBA) - (2017-2018); Possui Mestrado e Doutorado em Letras Clássicas pelo DLCV-FFLCH-USP, com auxílio de bolsa FAPESP (2009-2011 e 2012-2016), sob orientação do Prof. Dr. Daniel Rossi Nunes Lopes, além de Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Letras (Português - Grego), também pelo DLCV-FFLCH-USP (2004-2008); Entre 2014 e 2015, realizou estágio de pesquisa de seu Doutorado em Roma, Itália, na Università degli Studi di Roma "La Sapienza", com Bolsa Sanduíche CAPES (PDSE), sob orientação do Prof. Dr. Roberto Nicolai; Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR), e do RHETOR - Grupo de Estudos de Retórica e Oratória Grega (UnB). Atua na área de Retórica Grega Antiga, com ênfase em Isócrates.